Como tudo começou

arrow-long-down

1933

A nossa história começa há muito tempo atrás quando dois jovens naturais de Aveiro decidem fazer-se à estrada e abrir um negócio de fabrico e venda de pão em Coimbra, sua cidade vizinha. Movidos pelo espirito empreendedor da sua juventude, José Gonçalves Teixeira e Manuel Rodrigues Cristino abrem o primeiro ponto de venda de pão ao público na famosa Rua da Sofia, hoje Património Mundial da Humanidade. Nascia então a Padaria Palmeira, fundada a 25 de Setembro de 1933 e com a missão de levar à mesa de todos os seus clientes o bem essencial do pão.

1958

Em 1958, José Gonçalves Teixeira, à data accionista maioritário, toma a iniciativa de delegar a gestão corrente da empresa ao seu sobrinho e a um ilustre seu conhecido, Manuel Quintaneiro, especialista na área da panificação em Lisboa. Com esta transição iniciava-se um novo ciclo na história da empresa.

Por outro lado, o Sr. Sebastião continou o percurso de qualidade iniciado há uns anos na área da Pastelaria, tendo criado o famoso bolo “Palmeirinha” que rapidamente conquistou as preferências de todos os clientes que passavam pela loja da Sofia.

Na altura do Natal, era comum encontrá-lo no balcão de pastelaria a provar o Bolo-Rei de outras lojas numa tentativa de perceber se de facto o seu produto era o melhor do mercado. A sua receita final ainda hoje é mantida em segredo pela sua familia, tendo sido já alvo de vários prémios a nível nacional.

Os anos da gestão do Sr. Quintaneiro e do Sr. Sebastião foram anos dourados na história da empresa, elevando-a em termos de resultados e projectando a sua marca no coração dos Coninbricenses.

2009

Em 2009, António Pereira, filho do Sr. Sebastião, e Emídio Martins, genro do Sr. Quintaneiro, assumem a liderança da companhia com o objectivo de inverter a tendência negativa que esta levava. Na sua análise perceberam que a única maneira de contrariar as forças externas era através da proximidade dos seus clientes, algo que não conseguiam oferecer estando apenas na loja da Sofia. Assim, em 2010 decidem arriscar e avançar com uma nova loja em Ribeira de Frades.

A aposta não podia ser mais certeira, sendo que me 2012 a empresa era distinguida como PME Líder em virtude dos resultados alcançados em 2011 e 2012. No seguimento do trabalho do seu pai, em 2014, António Pereira lança o “Fradinhas” – um doce que mais tarde é eleito pela Junta de Freguesia como o doce típico da freguesia de Ribeira de Frades. 

O sucesso conseguido pela loja da Ribeira impulsiona a empresa numa missão de continuar a estar próximo dos seus clientes, como sempre esteve desde 1933. É nesse sentido que em 2017 a empresa abre uma nova loja no Retail Park Mondego.

85 Anos

Momentos em que foi preciso coragem e inovação para perceber o que estava mal e mudar. Há mais de 85 anos que a Palmeira continua a estar presente na vida dos seus clientes. No pequeno-almoço, almoço e jantar. Nas suas festas de natal e de aniversário. É para isso que trabalha todos os dias, para continuar a ser a sua padaria, a sua pastelaria.